quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O VERDADEIRO TRABALHO EM EQUIPE - VIA "STAND BY ME..."

Getulio Apolinário Ferreira – Consultor organizacional

Muito se fala em trabalho em equipe, supervisão rígida, uso das modernas técnicas de gestão e da alta tecnologia nos dias atuais. Mas parece que tudo isto é muito fácil de ser atingido e aplicado nas organizações quem teimam no “efeito arquipélago"[1], ou seja, cada um no seu quadrado, ou melhor na sua ilha. Até mesmo as empresas que fornecem material de escritório já estão adotando as células ou ilhas de trabalho nas grandes corporações. Nada de um ficar diante do outro ou convivendo humanamente na rotina diária. Nada disso, cada um tem sua "ilha", e cada um faz o melhor que pode para "ajudar a empresa".

[1] Entendendo a organização em arquipélago: é formada por várias ilhas. Cada uma delas se considera mais importante do que as outras. Na prática são setores estáticos ao sabor das ondas e agarrados aos seus próprios e obsoletos pensamentos e crenças. A visão de conjunto e metas compartilhadas não acontecem por falta de integração. Os tubarões representam as dificuldades que impossibilitam a integração entre áreas (entre ilhas): comunicação ruim, falta de planos, as pessoas não se reúnem, estratégias inexistentes, metas indefinidas, boatos, rumores, greves... enfim, a organização que não se comunica é a essência do caos total.

As falhas da má comunicação na empresa já vem de longa data, ou seja, desde muito se fala que estamos ficando cada vez mais afastados da conectividade entre pessoas, suas habilidades, emoções e portanto, do atingimento dos objetivos organizacionais. Clemente Nóbrega em vídeo produzido pela Linkquality – Gerente de Verdade é o que faz acontecer, cita a grande responsabilidade do gerente em interconectar pessoas como o principal diferencial competitivo das empresas que buscam resultados consistentes.
O filme apresentado na Internet, “Stand by me”, de John Lenon, interpretada por um grupo de colaboradores em várias partes do mundo, é um exemplo de  grande beleza e harmonia da interconexão de pessoas pela arte da música e pelo prazer do belo. O resultado de tudo isto é o grande sucesso do projeto em todo o mundo facilitado pela tecnologia da grande rede, a internet.
     
Um show imperdível de união, tecnologia, desprendimento e da verdadeira arte – aquela que comove e dá resultados.




Clique no vídeo acima ou no link  http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=2539741, e compare o resultado que você assistiu com o sistema de interconexão de pessoas em sua organização, seja ela uma empresa privada, pública, hospital, escola, e ou até mesmo uma campanha política... (é isto mesmo).
Trata-se de um grupo de pessoas, que não se conhecem entre si.
Vejam as fotos a seguir:
Texto disponibilizado pela internet: “É aqui que entram os técnicos de som e imagem voluntários e sem remuneração, que se ocuparam de captar o som de cada um dos "cantores", individual e mundialmente (são atuações ao ar livre e isso é extremamente difícil de fazer sem "ruídos exteriores").

Posto isto e remixado, atingindo um nível de pureza musical notável, chegamos a esta maravilha musical conseguida através de alta tecnologia, e que num instante, junta as pessoas de todo o mundo, fazendo-as sentir e falar ao mesmo tempo a mesma linguagem universal... a música.”


Momentos como este, de grande dedicação e generosidade, fazem-nos ainda ter alguma esperança na "raça humana".
E fica também esperança que nossas organizações possam evoluir no seu estado quase medieval em termos de chefias inflexíveis, ordens autoritárias, trabalhos sem arte e sem emoção, falta de comunicação, motivação e quase nenhum entusiasmo. Um verdadeiro caos gerencial!
O que você acha que pode obter em termos de resultados num ambiente catastrófico como este? Lembre-se, “colhemos o que plantamos” e nada mais.
Em tempo: a tradução livre para o português de Stand by me:
Quando a noite tiver chegado
E a terra estiver escura,
E a lua for a única luz que veremos,
Não, eu não terei medo. Não, eu não terei medo
Desde que você fique. Fique comigo

Refrão:
Então querida, querida,
Fique comigo. Oh, fique comigo,
Oh, fique. Fique comigo,
Fique comigo...

Se o céu que vemos lá em cima
Desabar e cair
Ou as montanhas desmoronarem no mar
Eu não chorarei, eu não chorarei
Não, eu não derramarei uma lágrima,
Desde que você fique. Fique comigo

Quando você estiver com problemas, você não contará comigo?
Oh, conte comigo
Observação: estas fotos foram capturadas do vídeo que sugerimos no link acima, disponibilizadas pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário